Desgaste da Coluna Lombar

fratura_osteoporotica

Envelhecimento da coluna lombar

O processo de artrose ou desgaste da coluna lombar que ocorre com a idade, pode restringir os movimentos das pernas. As famosas hérnias de disco e bicos de papagaio, além de deformidades que aparecem com o decorrer do tempo, quando associadas com uma predisposição genética do indivíduo podem levar a uma condição de que chamamos de estenose de canal lombar. Geralmente pacientes acima de 60 anos, que começam a se queixar de peso ou dormência nas pernas ao caminhar. Antes conseguiam andar 30 minutos até que os sintomas aparecessem. Esse tempo vai reduzindo e após alguns minutos andando, as pernas podem adormecer, perder força ou então doer, e a pessoa é obrigada a parar para descansar, geralmente em posição curvando a coluna.

O que está acontecendo na coluna, é que o processo de artrose leva a um estreitamento do canal por onde passam os nervos, e são esses nervos que levam toda a informação das pernas para o cérebro, então, por causa da compressão esse sinal é interrompido na coluna.

Dependendo do grau de compressão e dos sintomas, o tratamento pode ser clínico com medicamentos e fisioterapia. Além disso é importante a prevenção, hábitos de vida saudáveis como alimentação, sono e atividade física tardam o envelhecimento do corpo e consequentemente da coluna. Em casos graves, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. A técnica de descompressão por vídeo é uma alternativa mais recente que permite que o procedimento seja feito em nível ambulatorial, ou seja sem necessidade de internação hospitalar, o paciente faz a cirurgia e cerca 3 horas após o procedimento, levanta e vai para casa, geralmente já com melhora dos sintomas. O Instituto Amato possui uma sala de cirurgia especialmente desenhada para esse tipo de procedimento endoscópico.

Veja o vídeo explicativo: https://www.neurocirurgia.com/content/envelhecimento-da-coluna

Outros tópicos de interesse: