Cisto sinovial (articular) na coluna
5 de junho de 2018
Obesidade e Hérnia de Disco
16 de outubro de 2019

O processo de artrose ou desgaste da coluna lombar que ocorre com a idade, pode restringir os movimentos das pernas. As famosas hérnias de disco e bicos de papagaio, além de deformidades que aparecem com o decorrer do tempo, quando associadas com uma predisposição genética do indivíduo podem levar a uma condição de que chamamos de estenose de canal lombar.

Geralmente, pacientes acima de 60 anos, que começam a se queixar de peso ou dormência nas pernas ao caminhar antes conseguiam andar 30 minutos até que os sintomas aparecessem. Esse tempo vai reduzindo e, após alguns minutos andando, as pernas podem adormecer, perder força ou então doer, e a pessoa é obrigada a parar para descansar, geralmente em posição curvando a coluna.

O que está acontecendo na coluna, é que o processo de artrose leva a um estreitamento do canal por onde passam os nervos, e são esses nervos que levam toda a informação das pernas para o cérebro, então, por causa da compressão esse sinal é interrompido na coluna.
Dependendo do grau de compressão e dos sintomas, o tratamento pode ser clínico com medicamentos e fisioterapia. Além disso, é importante a prevenção, hábitos de vida saudáveis, como alimentação, sono e atividade física tardam o envelhecimento do corpo e, consequentemente, da coluna. Em casos graves, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. A técnica de descompressão por vídeo é uma alternativa mais recente que permite que o procedimento seja feito em nível ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar, o paciente faz a cirurgia e cerca 3 horas após o procedimento, levanta e vai para casa, geralmente já com melhora dos sintomas.

O Instituto Amato possui uma sala de cirurgia especialmente desenhada para esse tipo de procedimento endoscópico.

Veja o vídeo explicativo: http://wpconseld.com.br/neurocirurgia/content/envelhecimento-da-coluna