fbpx
SÉRIE RELATOS | “Recuperação surpreendente: dois dias após a cirurgia endoscópica já pude voltar ao trabalho”
18 de janeiro de 2022
SÉRIE RELATOS | “Ficava deitada sem conseguir sentar. Hoje, já posso até viajar.”
12 de abril de 2022

SÉRIE RELATOS | “A dor sumiu: após a cirurgia não senti mais nada”

Há alguns meses, uma dor no nervo ciático atingiu o promotor de eventos Rogério Ribeiro de Freitas, de apenas 37 anos. Ele pensou que seria algo simples, adotou algumas medidas conservadoras, mas não teve sucesso. Nem mesmo os alongamentos puderam colaborar para aliviar a dor que se tornou cada vez mais crescente.

“Neste período, cheguei a viver sete dias sem conseguir deitar ou ficar em pé, não havia nada que pudesse ser feito, eu não podia trabalhar ou sequer segurar meus filhos no colo”, relembra.

O auge foi quando, em uma de suas idas ao pronto-socorro, tomou três doses de morfina e, ainda assim, a dor não cessou ou sequer amenizou. Para ele, “se um poderoso medicamento como este não fez efeito, como poderia haver alguma esperança para sua situação?”.

Foi quando, em uma conversa de família, sua irmã lhe apresentou alguns exemplos: no Amato Instituto, serviço médico onde ela trabalha, e as pessoas chegam em cadeiras de rodas e saem andando, sem nenhuma dor.

Cirurgia endoscópica

Confiante nas informações que a irmã passou, Rogério se consultou com o neurocirurgião e especialista em coluna, Dr. Marcelo Amato, e foi encaminhado à cirurgia endoscópica. Agora era ele quem estava na situação que ouvira ser narrada: no mesmo dia recebeu alta hospitalar e saiu andando, sem nenhuma dor.

“Quando acordei, imaginei que se eu me mexesse sentiria a dor intensa que me acompanhava anteriormente. Perguntei até quem levaria para o quarto a maca em que eu estava e me falaram para eu levantar e ir andando”, recorda Rogério com alegria.

O receio deu espaço à surpresa, quando ele tomou coragem, se levantou e já não sentiu nada, nem o sofrimento que o acompanhava há meses ou a dor da cirurgia.

Em casa, os cuidados pós-operatórios também foram simples, a pequena incisão pôde ser cuidada apenas “com um curativo simples e lavagem com sabão neutro”.

Finalmente Rogério retomou sua rotina e pôde segurar seus filhos com o amor e o carinho que eles merecem.

Ciatalgia

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Sua formação ocorre na coluna lombar, então se divide para ambos os lados dos membros inferiores, passando pelas nádegas, coxas, pernas e pés. Uma hérnia de disco com compressão na raiz deste nervo pode desencadear os sintomas que Rogério compartilhou, mas também inflamação, ainda uma lesão diretamente na extensão do nervo podem contribuir para este quadro.

Algumas pessoas controlam essa dor com medidas paliativas, mas em casos específicos, e dependendo de como o nervo é afetado, a dor pode se tornar insuportável e também comprometer a saúde neurológica dos membros afetados, como se mostrou o caso de Rogério.

Da redação. 
*Rogério Ribeiro de Freitas é promotor de eventos, tem 37 anos e mora na Grande São Paulo, cidade de Embu das Artes.

_____

“Relatos” é uma série de entrevistas onde pacientes compartilham sua experiência sobre patologias da coluna, desde a descoberta até a solução. O objetivo é criar uma rede de apoio humanizada e informativa para auxiliar aos que se identificam e se encontram nas mesmas condições, para que possam ter esperança e buscar ajuda especializada.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.