fbpx
SÉRIE RELATOS | “Parece que alguém tirou a minha dor com as mãos”
6 de dezembro de 2021
SÉRIE RELATOS | “A dor sumiu: após a cirurgia não senti mais nada”
23 de fevereiro de 2022

SÉRIE RELATOS | “Recuperação surpreendente: dois dias após a cirurgia endoscópica já pude voltar ao trabalho”

Em meados do ano de 2019, o empresário Leandro da Silva começou a sentir os primeiros sintomas do que se revelou uma hérnia de disco em sua coluna lombar, com compressão já acentuada de estruturas nervosas entre as vértebras L4 e L5.

“A dor era bem aguda, mas optei por tratamentos conservadores para tentar evitar uma cirurgia, como fisioterapia e outras ações”, relata. No entanto, como não foi possível reverter o quadro, pouco tempo depois Leandro se submeteu a uma cirurgia para a retirada da hérnia. “Foi daquelas tradicionais, com abertura na minha lombar, que demorou um pouco até que eu me recuperasse”.

Para sua surpresa, cerca de um ano depois do procedimento, enfrentava o mesmo problema, nas mesmas vértebras, e ainda com uma complexidade maior. O então médico que o acompanhava ofereceu uma nova cirurgia: desta vez, o procedimento artrodese, em que pinos e parafusos são instalados na coluna para fixar as vértebras. 

Desanimado de enfrentar outra cirurgia agressiva, começou a pesquisar até conhecer o Amato Instituto, que realiza a cirurgia endoscópica da coluna, com técnica minimamente invasiva e oferece alta no mesmo dia.

Do teleatendimento à cirurgia endoscópica

Morador do interior do estado de São Paulo, há 390 quilômetros da capital, Leandro marcou uma teleconsulta com o neurocirurgião Dr. Marcelo Amato, para esclarecimentos e preparos pré-operatório. “A mesma segurança, facilidade de diálogo e clareza de informações que ele passa nos canais virtuais, me transmitiu na consulta e me deixou confiante para decidir operar”, relembra.

Outro aspecto que Leandro ressaltou nesta reportagem foi o atendimento que recebeu no dia da cirurgia: “Conheci toda equipe e o Dr. Marcelo, que me receberam muito bem, eles realmente têm um atendimento diferenciado, o que me deixou muito feliz”.

Como empresário, a rotina de Leandro é agitada e uma de suas prioridades era a rápida recuperação, que foi possível porque o procedimento é minimamente invasivo e o Amato Hospital Dia tem toda estrutura para sua realização. “Operei pela manhã e na parte da tarde já estava de volta ao hotel. Quando eu comento com as pessoas próximas, todos ficam impressionados”.

A recuperação total leva um pouco mais de tempo, mas Leandro está cada vez mais perto, já retornou ao trabalho e passou pela fisioterapia do pós-operatório. “Estou feliz e muito bem, uma das coisas que mais gostei na postura do Dr. Marcelo foi que ele não ficou tentando me convencer, não quis me vender uma cirurgia, mas sim tratar a hérnia. Com isso, já indiquei para várias pessoas que conheço com problemas na coluna”, finaliza.

Mas afinal, o que é a hérnia de disco?

Trata-se de um desgaste dos discos intervertebrais, que sofrem alterações em seu formato e passam a comprimir estruturas nervosas que estão próximas. Há muitos motivos para o surgimento de uma hérnia de disco, como fatores hereditários, má postura, sobrecarga na coluna, sedentarismo e até mesmo tabagismo. 

Dessa forma, existem situações em que a hérnia retorna, conhecida como recidivada, ou que se desenvolve em outras áreas da coluna.

O tratamento mais adequado deve ser personalizado, de acordo com o contexto de vida do paciente, seu histórico de saúde e até mesmo seus hábitos. Existem algumas etapas que podem ser indicadas, como exercícios e medicamentos, mas quando não funcionam a cirurgia é o melhor caminho.  

Com a endoscopia, é possível ampliar um pouco o espaço entre os discos e o nervo, para evitar uma compressão imediata em caso de reincidência.

Da redação. 

*Leandro Aparecido Carvalho da Silva, é administrador, proprietário de uma loja de automóveis e mora no interior do estado de São Paulo. 

_____

“Relatos” é uma série de entrevistas onde pacientes compartilham sua experiência sobre patologias da coluna, desde a descoberta até a solução. O objetivo é criar uma rede de apoio humanizada e informativa para auxiliar aos que se identificam e se encontram nas mesmas condições, para que possam ter esperança e buscar ajuda especializada.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

2 Comments

  1. Benedita Mathias setto disse:

    Meu nome é Benedita estou com uma crise de dor insuportável tenho hérnia de disco estou acamada nem consigo me virá sozinha na cama vou fazer a infiltração amanhã estou esperançosa tenho formigamento e dormência na perna direita não consigo me apoiar pra ficar em pé tenho dores 24 horas por dia com pouco alívio mesmo tomando injeção e antiinflamatório tenho 55 sou costureira más agora sou apenas uma atormentada por dores orrivel não tenho condições financeiras pra tratar não sei o que será de mim espero que Deus mandar um anjo um milagre pra aliviar minha dor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.