Neuralgia do Trigêmeo
1 de junho de 2015
Hematoma Subdural Crônico
1 de junho de 2015

É uma doença caracterizada pela tríade de sintomas, que inclui demência, incontinência urinária e distúrbio de marcha. Demência é a perda ou redução progressiva das funções cognitivas que incluem: memória, linguagem, atenção, habilidades construtivas, resolução de problemas, etc. O problema é causado por um distúrbio da circulação liquórica (líquido céfalo-raquidiano que protege e irriga o sistema nervoso central); o cérebro para de funcionar adequadamente, porque o líquido não é reabsorvido corretamente ou então apresenta dificuldade de circulação.

A HPN é geralmente diagnosticada entre a 6ª e 7ª década de vida. Acredita-se que o diagnóstico desta doença seja subestimado, e muitos pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer, Parkinson ou outras demências, têm na verdade, Hidrocefalia de Pressão Normal. O SBT publicou uma reportagem declarando que a doença atinge 60 mil brasileiros. O número parece exagerado, mas que serve para alertar a população sobre este problema.

O diagnóstico da HPN não é simples, além do quadro clínico e de um bom exame de imagem, como a Ressonância Nuclear Magnética, podem ser necessários exames funcionais, como a Cisternocintilografia e o Tap Test. O Tap Test é um exame realizado através da drenagem de líquor pela punção lombar; cerca de 30ml de líquor é retirado em um procedimento realizado com anestesia local no consultório ou hospital. Se o paciente apresentar melhora dos sintomas com este exame, o diagnóstico de HPN é reforçado.

O diagnóstico correto é importante pois os pacientes com HPN apresentam indicação de cirurgia para correção do distúrbio da circulação liquórica. A cirurgia mais tradicional é a derivação ventrículo-peritoneal. No entanto, recentemente a ventriculostomia endoscópica tem ganhado espaço no tratamento cirúrgico desta doença, principalmente pelo fato de não ser necessária a implantação de um corpo estranho no organismo do paciente.

Para mais informações sobre estes procedimentos clique aqui, e não deixe de tirar todas suas dúvidas com o seu neurocirurgião.

Leia mais em:

Fontes: Tratado de Clínica CirúrgicaNeurocirurgia Pediátrica – Fundamentos e Estratégias