fbpx
Fratura Osteoporótica
1 de junho de 2015
Dor Lombar
20 de junho de 2015

Hemangioma de corpo vertebral

Os hemangiomas vertebrais são geralmente assintomáticos e, portanto, são detectados de maneira incidental nas Ressonâncias Magnéticas da coluna vertebral. Nenhum tratamento está indicado nestes casos. No entanto, alguns hemangiomas podem se manifestar clinicamente com dor axial e déficits neurológicos e podem necessitar de cirurgia ou outro tratamento.

     Nos casos sintomáticos, quando há apenas dor na coluna e subsídios suficientes para atribuir a dor ao achado de hemangioma vertebral, o tratamento de escolha pode ser a vertebroplastia. Quando há lesão neurológica por compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, a cirurgia deve envolver a descompressão cirúrgica (hemi, laminectomia ou costotransversectomia) e ressecção do hemangioma que estiver protruindo para dentro do canal espinhal e, posterior reconstrução da vértebra acometida por vertebroplastia.

     A reconstrução vertebral com a vertebroplastia, ou a cifoplastia, geralmente apresenta bom resultado. Outras alternativas como embolização arterial ou injeção intralesional de álcool podem ser consideradas.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *