fbpx
Fratura Osteoporótica
1 de junho de 2015
Dor Lombar
20 de junho de 2015

Hemangioma de corpo vertebral

Os hemangiomas vertebrais são geralmente assintomáticos e, portanto, são detectados de maneira incidental nas Ressonâncias Magnéticas da coluna vertebral. Nenhum tratamento está indicado nestes casos. No entanto, alguns hemangiomas podem se manifestar clinicamente com dor axial e déficits neurológicos e podem necessitar de cirurgia ou outro tratamento.

     Nos casos sintomáticos, quando há apenas dor na coluna e subsídios suficientes para atribuir a dor ao achado de hemangioma vertebral, o tratamento de escolha pode ser a vertebroplastia. Quando há lesão neurológica por compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, a cirurgia deve envolver a descompressão cirúrgica (hemi, laminectomia ou costotransversectomia) e ressecção do hemangioma que estiver protruindo para dentro do canal espinhal e, posterior reconstrução da vértebra acometida por vertebroplastia.

     A reconstrução vertebral com a vertebroplastia, ou a cifoplastia, geralmente apresenta bom resultado. Outras alternativas como embolização arterial ou injeção intralesional de álcool podem ser consideradas.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

22 Comments

  1. Opa! Sou Maria e dtenho hemagioma focal T12, artrite artrose e escoriose na culuna lombar.qual o tratamento?

    • Olá Maria! Os hemangiomas são geralmente achados de exames, ou seja, não tem significado clínico. Em alguns raros casos, os hemangiomas são sintomáticos e podem necessitar de tratamento. Artrose e escoliose são alterações com inúmeras formas de apresentação e com tratamentos que variam desde apenas observação e até mesmo cirurgias, portanto, uma consulta médica é essencial pra entender qual o significado dessas alterações no seu caso e assim determinar qual o tratamento.

  2. Maria Olandina Girão Neves disse:

    Dr., No resultado de minha ressonância da coluna Cervical apresentou Espondilodiscopatia degenerativa cervical difusa com protrusoes multisegmentares e uncoartrose, determinando compressão na medula espinhal com redução do calibre / estenose do canal vertebral mais acentuada ao nível de C4-C5. esse pequeno hemangioma / foco de gordura de C6 e normal ??

    • Olá Maria Olandina! Obrigado pelo contato. Espero que já esteja em seguimento com algum neurocirurgião, pois a estenose de canal vertebral precisa de tratamento. Já o hemangioma vertebral é um tumor benigno encontrado na maioria das vezes, de forma incidental nos exames de imagem. É muito raro, que os hemangiomas causem sintomas e precisem de tratamento, mais especificamente em menos de 1,2% dos casos. Não deixe de acompanhar com um neurocirurgião para avaliação criteriosa do quadro clínico e dos exames de imagem.

  3. Adalcimar Rodrigues disse:

    Olá Dr, me chamo ADALCIMAR e minha esposa foi diagnosticado com hemangioma intra – ósseo vertebral d12 o que ela precisa saber a respeito dr ?

  4. Kátia Maurila Ribeiro de Carvalho disse:

    Boa tarde doutor, o meu exame de tomografia, apareceu que estou com pequenos ovaladas densos sem aspectos específico na T7 e T8 ..devo me preocupar

  5. Maria Bernadete Zanusso disse:

    Prezado Dr. Marcelo
    Desde 2005 aparece em ressonância ou tomografia Hemangioma na L2 e nas últimas 2020 e 2021 aparecem na T9, T10 e L2.
    Tive dores lombares por muitos anos, acordava me sentindo muito mal.
    Não me preocupava.
    Mas agora estou com suspeita de Leucemia Mielóide Crônica. (estou concluindo exames)
    Haveria alguma relação?

    • Olá Maria Bernadete. Não há relação entre hemangioma de corpo vertebral e leucemia… o problema é que o diagnóstico de hemangioma é geralmente realizado pela ressonância magnética e não por biópsia. O diagnóstico imagenológico nesses casos não é definitivo, é apenas uma hipótese; a confirmação, quando necessária, deve ser feita através de biópsia. Espero que fique bem, e caso alguma doença seja confirmada, tenha um tratamento eficaz!

  6. Ana Maria Santos Ferreira disse:

    Dr. Marcelo
    Foi detectado no meu Raio X da Coluna Lombar um hemangioma ósseo no corpo vertebral L3. Isso é grave?

    • Olá Ana Maria, o hemangioma ósseo não é grave na maioria dos casos. Se a lesão está crescendo ou causando sintomas, investigação mais detalhada precisa ser realizada. Uma das dificuldades no acompanhamento dessa lesão é que o diagnóstico radiológico raramente é confirmado por biópsia, até porque na grande maioria dos casos, não é necessária. Portanto, precisa da avaliação de um especialista pra checar qual será a conduta: observação, biópsia ou eventualmente algum tratamento?

  7. Henrique Turini disse:

    ola dr ..minha esposa fez um exame e deu hemangioma no disco c7 e volumosa lesão de aspecto cistico no corno posterior do ventriluco laterala nos ajudar explicando um pouco direito … a consulta ainda demora estamos muito preocupados ,,,poderia nos ajudar explicando um pouco

    • Olá Henrique, o hemangioma de corpo vertebral costuma ser benigno. Infelizmente não é possível dar algum diagnóstico preciso sem avaliação clínica e dos exames de imagem. Sem um diagnóstico preciso, também não conseguimos dar nenhuma informação de prognóstico… Espero que dê tudo certo, e estamos a disposição para ajudar!

  8. Ilma Souza disse:

    Olá Dr. Marcelo, boa tarde! Em minha Rm coluna lombar deu:
    -Desvio do eixo vertebral para a direita
    – Foco de medular lipídica/hemangioma no cv de L4 e L5
    – Osteofitose marginal somática antero-lateral
    -Alterações degenerativas/artrose incipientes na interfacitaria E L5-S1
    -L5-S1: leve abaulamento discal assimétrico E que toca face ventral do saco dural
    – Discreto edema dos ligamentos interespinhosos de L3 a S1 denotado sobrecarga/estiramento

    O que isso tudo significa? É preocupante? Não consigo nem trabalhar e as atividades físicas estão interrompidas. 😩🙈 poderia me ajudar?

  9. Rivaldo disse:

    Olá Dr . Marcelo Amato
    Fiz Ressonâncias Magnéticas e foi localizado entre L4 e L5 um hemangioma e está comprimido alguns nervos causando sensação de dormência no lado exterior e dores partindo da lombar e descendo até o pé direito a tratamento através de medicamentos para a extinção do tumor ou só com cirurgia?.

    • Olá Rivaldo, poxa… espero que fique bem logo!
      Não é comum um hemangioma causar compressão neural, quando isso acontece, o diagnóstico precisa ser revisto… ou seja, uma cirurgia pode ser necessária tanto para descompressão neural, como para confirmar se a lesão é mesmo um hemangioma (biópsia)… Estamos aqui para ajudá-los. Atenciosamente,

  10. Marcia Valeria Soares Silva disse:

    Boa tarde Dr. Marcelo.
    Na RM de coluna dorsal listou que tenho : acentuação da cifose fisiológia, osteófilos marginais discretos e Prováveis hemangiomas esparsos , mais evidente em T10. Devo me preocupar? é muito sério? Estou aflita Dr. !!!

    • Olá Marcia! Esses achados podem ser considerados normais, se não forem responsáveis por nenhum sintoma e se a evolução for benigna. Portanto, é importante consultar com um especialista em coluna para correta avaliação dos achados, ok?! Os hemangiomas vertebrais são muito comuns e geralmente não causam nenhuma doença, são apenas achados de exame, na maioria dos casos. O problema é que diagnósticos feitos apenas por imagem, carecem de comprovação anatomopatológico-patológica (biópsia), ou seja, precisam ser avaliados com cautela. Atenciosamente,

  11. Sumara Galvão disse:

    Oi Dr. Boa tarde fiz uma Ressonância Lombar pra exame admissional e no resultado fiquei em dúvida porque saiu ilhota de gordura /hemagioma corpo vertebral na L4?
    Qual significado é algo grave?

    • Olá Sumara. Hemangiomas vertebrais são comumente vistos na Ressonância Magnética da coluna. O problema é que esse diagnóstico só poderia ser de fato confirmado através de uma biópsia, mas como são muito comuns e na maioria das vezes a Ressonância não erra, a biópsia pode ser dispensada. No entanto, as características da imagem precisam ser, de fato, condizentes com hemangioma e não pode estar trazendo sintomas clínicos. Algumas vezes optamos por repetir a Ressonância depois de um tempo pra checar se não houve nenhuma evolução da lesão. Atenciosamente,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.