fbpx
Desgaste do Disco Intervertebral
Como está o meu disco?
26 de março de 2021
Dor no meio das costas
Dor no meio das costas
12 de abril de 2021

Dor e Depressão. Há alguma conexão?

Dor e Depressão.

Cirurgia endoscópica da coluna em são Paulo

Dor e depressão estão intimamente relacionadas. Depressão pode causar dor e dor pode causar depressão. É comum existir um ciclo vicioso, em que uma condição piora a outra.

Quando a gente se coloca no lugar de quem vive com dor lombar ou cervical por muito tempo, fica fácil entender como essa situação leva a sintomas de stress, ansiedade, tristeza e outros sintomas relacionados. A pessoa para de viver e começa a conviver com o problema… para de fazer as coisas que gosta pra fazer apenas o que consegue fazer, isso não é vida! De fato, os estudos mostram que cerca de 50% das pessoas com dor crônica apresentam depressão. Portanto, se essa é a sua condição ou condição de algum familiar ou conhecido, saiba que não estão sozinhos. E se o seu médico encaminhar para um psicólogo ou psiquiatra, não quer dizer que o médico acha que sua dor é psicológica e sim, que ele está preocupado em tratar tanto a dor física quanto a dor emocional. 

Outros sintomas de depressão e que podem sugerir a avaliação do psiquiatra são: cansaço excessivo, distúrbios do sono, mudança de hábito alimentar, apatia e sensação de desespero.

Os procedimentos para tratamento de dor podem ajudar a tirar o paciente do ciclo vicioso quando existe alguma causa física evidente! Mas algumas vezes, os pacientes chegam com dor muito difusa, acometendo o corpo inteiro por exemplo, nesses casos o mais importante é o tratamento clínico, físico e psíquico adequado… Com o sucesso do tratamento clínico, pode ser que aquela dor que era difusa, começa a ficar mais localizada, em uma só região… aí fica possível avaliar melhor a chance de um procedimento trazer alívio ou até mesmo a resolução do caso! Em grande parte das vezes não são casos graves, mas nas quer dizer que sejam fáceis de tratar… pelo contrário, especialmente por exigir o seguimento de vários profissionais, muita dedicação e força de vontade do paciente melhorar! 

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *