fbpx
Endoscopia da Coluna Cervical
22 de julho de 2019
Acesso Transforaminal
8 de agosto de 2019

Substituição de Disco Lombar / Disco artificial lombar

 

A artroplastia lombar é uma cirurgia realizada desde 1980. Há 2 anos com a chegada ao Brasil da nova geração de discos artificiais, que prometem menos efeitos adversos, a técnica voltou se tornar popular. Os trabalhos mais recentes mostram alguma superioridade desta técnica quando comparada a artrodese lombar. A artrodese é a cirurgia em que se usa fixação da coluna. A artroplastia tem mostrado bons resultados no alívio da dor e na melhora de qualidade de vida. Não há consenso ainda de que seja técnica superior à artrodese nesses quesitos. Mas a idéia relevante por trás dessa técnica é que ao preservar a mobilidade do segmento operado, os níveis adjacentes sofrerão menos e terão menor chance de desgastar, ou seja, de desenvolver a doença do nível adjacente. Esse resultado é algo que se vê a médio e longo prazo, e as próteses mais modernas ainda não chegaram a 10 ou mais anos de vida pra nos dar essa resposta. Mas o resultados a curto prazo são sim animadores. Eu queria ressaltar que a substituição do disco é uma alternativa a artrodese e não à descompressão. A artrodese está indicada, quando há instabilidade da coluna ou recidiva de hérnia de disco, ou quando a cirurgia proposta irá causar instabilidade, como em casos de algumas cirurgias tradicionais. A cirurgia endoscópica da coluna tem mínima chance de causar instabilidade e deve ser a opção inicial para casos de hérnia de disco e estenoses da coluna, antes da artroplastia. Não faz sentido substituir um disco original, se esse ainda apresentar chance de bom funcionamento, após uma cirurgia minimamente invasiva.

 

Dr. Marcelo Amato

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

4 Comments

  1. Elisangela disse:

    É possível reverter a artrodese e fazer a artroplastia? Cirurgia feita em julho de 2018 usado Alif Cage.

    • Olá Elisangela! A artrodese visa a fusão de um segmento da coluna. Em geral essa fusão ocorre por formação óssea cerca de 8 meses após a cirurgia. Sendo assim, reverter uma artrodese para fazer artroplastia não é uma possibilidade na grande maioria dos casos. Atenciosamente,

  2. Fabiana Taniguti Gondo disse:

    Prezado Dr Amato

    Sofri uma extrusão discal entre l4 e l5 em 2018. Sentia fortes no ramo do Nervo ciático. No mesmo ano, fui submetida a uma corrigia minimamente invasiva para descompressão da raiz nervosa. A situação melhorou, mas ainda estou com sintomas da compressão da raiz, que não foi totalmente resolvida. Tenho 46 anos. Será que a artroplastia lombar seria uma boa conduta cirúrgica?

    • Olá Fabiana! Se o problema atual é a compressão da raíz, o que precisa ser feito é a eficaz descompressão desta raiz! A artroplastia é útil quando a dor é proveniente do disco a ser substituído. Em outras palavras, a artroplastia pode ser uma opção nas reoperações, mas de nada adiantará se não for feita a descompressão da raiz. Será um prazer avaliar melhor o seu caso e ajudar na sua decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.