Vai ser submetido a endoscopia da coluna?
24 de maio de 2021
Bicos de papagaio ou osteofitos: o que você precisa saber
18 de janeiro de 2023

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

Você sente dor, dormência ou fraqueza nos braços e mãos, acompanhada de vermelhidão, palidez ou inchaço?

Você sabia que a síndrome do desfiladeiro torácico pode se apresentar com esses sintomas?

Essa doença corre devido a compressão de nervos, veias ou artérias na região anterior do pescoço, geralmente por uma costela extra ou outra estrutura anômala.

Por causa disso, o paciente apresenta sintomas vasculares ou neurológicos nos braços e mãos.

Uma situação até mais frequente é o paciente com alterações posturais, disfunção de ATM, bruxismo, ou mesmo que esteja se tratando de dor cervical, por hérnia de disco, por exemplo, pode ter sintomas de desfiladeiro torácico, pelo mal funcionamento da musculatura cervical.

O tratamento nestes casos, é baseado em reabilitação física, reeducação postural, e medicamentos. 

Uma observação importante, é que a síndrome do desfiladeiro torácico pode se confundir, ou mesmo coexistir com outras doenças como hérnia de disco cervical e a síndrome do túnel do carpo, que precisam ser tratadas concomitantemente!

 

 

Dr. Marcelo Amato – Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna – CRM 116.579

Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), linha de pesquisa em cirurgia endoscópica da coluna na USP e atuação em cirurgia minimamente invasiva do crânio e da coluna.

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222 WhatsApp: 11 973132613

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

5 Comments

  1. Ângela disse:

    Gostei muito

  2. Graciane Patrícia Kussuki De Almeida disse:

    Tenho 40 anos e sofro com dores no ombro já tem um tempo, tenho dor na cervical por conta de hérnia, comecei esse ano a tratar ATM. Sinto meu dedinho da mão esquerda formigar e as vezes meu braço esquerdo dói .
    Final do mês passado fui acometida por uma trombose na veia jugular, os médicos fizeram diversos exames, ressonância do abdômen, angiotomografia, ultrassom e exames de sangue pra trombofilia, e nenhum dos exames mostrou a origem, lendo sua matéria acredito que sofro de síndrome do desfiladeiro torácico, vou pedir pra investigar

  3. Mercia Moraes disse:

    Minha filha de 14 anos foi diagnosticada pelo angiologista com sindrome do desfiladeiro toraxico, apresenta alguns sintomas como: vertigens e formigamento no braco esquerdo, nesse caso é cirurgico? Foi encaminhada para um especialista cabeça pescoco, mas como tudo q leio sobre o assunto cabe ao neuro. Qual a especialista q devo leva-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Síndrome do Desfiladeiro Torácico
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais