fbpx
Dor e Depressão.
Dor e Depressão. Há alguma conexão?
5 de abril de 2021
Doença de Baastrup
Doença de Baastrup
20 de abril de 2021

Dor no meio das costas

Dor no meio das costas

Tratamento de hérnia de disco.

Dor referida ou dor irradiada? Tenho que fazer Ressonância da Coluna Torácica?

A dor nas costas é muito comum. E agora eu não estou falando de dor no pescoço ou dor na região lombar… estou falando daquela dor no meio das costas. Problemas posturais são causas comuns pra esse tipo de dor, mas a avaliação da coluna cervical também é essencial. E pra entender o porquê, vou explicar a diferença entre dor referida e dor irradiada. 

Dor irradiada se manifesta ao longo do trajeto de um nervo. Por exemplo, quando temos uma hérnia de disco na coluna cervical, esta pode comprimir uma raiz nervosa e o paciente irá sentir dor que irradia para o braço, podendo chegar até a mão, dependendo de qual raiz nervosa está acometida. Muito comum vir acompanhada de dormência, formigamento ou perda de força. Nós utilizamos o conhecimento dos dermátomos pra poder identificar clinicamente qual é a raiz nervosa ou nervo acometido.

Dor referida se manifesta distante do local onde está ocorrendo o estímulo. Estímulos dolorosos em estruturas profundas são interpretados pelo cérebro como vindo da superfície. Isso porquê as fibras nervosas que transmitem a dor desta região na superfície tem comunicação com a medula no mesmo local  em que essas estruturas mais profundas (Figura: intersecção de fibras nervosas). 

Ou seja, naquela caso da hérnia de disco cervical, o paciente pode ter dor irradiada para o braço, mas pode ter dor referida nas costas. 

É muito comum, pacientes chegarem ao consultório solicitando RNM de coluna torácica, quando na verdade estão com um problema na coluna cervical, que por ser mais móvel que a torácica, é muito mais susceptível a ter problemas!

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

2 Comments

  1. Rafael disse:

    Sinto essas dores desde 2014
    Tomei vários medicamentos.
    Até ressonância lombar já fiz.
    Mas a dor se estendeu para dorsal
    Antes lado direito,agora lado esquerdo ..
    Já fiz fisioterapia.mas nada adiantou.
    O que me alivia muito é a musculação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *