Síndrome do Túnel do Carpo
20 de junho de 2015

Como as biópsias de nervo periférico sempre irão causar algum grau de déficit neurológico, elas devem ser realizadas após cuidadosa avaliação da sua contribuição para o tratamento da doença. As biópsias de nervo são úteis em lesões inflamatórias ou infecciosas (vasculites 3 hanseníase) e em algumas formas de neuropatias desmielinizantes, em geral adquiridas, mas também hereditárias. A amiloidose é também uma doença a ser pesquisada na avaliação do nervo periférico.

O nervo mais biopsiado é o sural, geralmente entre o tendão de aquiles e o maléolo externo. Em casos de neuropatia restrita aos membros superiores, ou quando há contra-indicações para biópsia nos membros inferiores, um ramo superficial do nervo radial ou o ramo dorsal sensitivo do nervo ulnar podem ser biopsiados.

O procedimento é geralmente realizado sob sedação e anestesia local em centro-cirúrgico no sistema de hospital-dia, ou seja, o paciente vai para casa no mesmo dia do procedimento. A incisão é pequena e a sutura feita de modo estético.

Após a coleta, o material é enviado para laboratório especializado em análise de nervo periférico. As colorações mais utilizadas para avaliação das lâminas pelo microscópio são: hematoxilina e eosina, o tricrômico de Gomori, o vermelho-Congo (para material amiloide) e, no nosso meio, a coloração para bacilos álcool-ácido-resistentes (método de Wade ou Faraco), pela alta frequência de neuropatia por hanseníase.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

Comments are closed.

Biópsia de Nervo
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais