fbpx
Dieta cetogenica
A história da dieta cetogênica no tratamento da epilepsia
10 de junho de 2022
Hérnia de disco torácica: pesquisa brasileira testa, com sucesso, metodologia minimamente invasiva e amplia alternativas de tratamento cirúrgico
19 de julho de 2022

AMATO HOSPITAL DIA: Conheça as vantagens de contar com um núcleo especializado em coluna e neurocirurgia

A duração e a intensidade dos sintomas relacionados às doenças da coluna, tem grandes chances de desencadear no paciente, alterações no humor e níveis de estresse elevados. Isso porque todo processo clínico e de diagnóstico pode ser demorado e angustiante, uma vez que o caminho que leva até o diagnóstico, encontra barreiras estruturais e de tempo.

Eventualmente, ao longo da vida, muitas pessoas que são acometidas por alguma dor na coluna, seja na região cervical, torácica ou lombar, passam por um processo de investigação médica que envolve longas esperas de agendamentos em consultas e exames, além das trocas de especialistas.

Muitos fatores ainda colaboram com a piora da condição. Alguns estão associados ao processo de diagnóstico e tratamento. Duas ou três semanas já são suficientes para causar ansiedade que pode causar aumento da dor e piora do quadro clínico. Quando falamos sobre doenças na coluna, investigação minuciosa é necessária para compreender quais estruturas podem estar causando a dor, qual sua provável causa e qual tratamento será mais adequado.

Hospitais gerais, apesar de serem mais completos em termos de medicina geral, podem ser muito burocráticos e perder em agilidade para investigação e resolução de problemas especializados. Já o conceito de Hospital Dia, com núcleos especializados, pode oferecer ao paciente, que passa por esse momento de investigação e busca pelo melhor tratamento, uma experiência diferenciada, associado à facilidade de um Centro de Cirúrgico e Ambulatorial, próximo ao consultório do especialista. 

Proximidade com médico x diagnóstico x coluna vertebral

Um dos benefícios de se consultar em um serviço de saúde, com um núcleo especializado em coluna vertebral, como o Amato Hospital Dia, é que o especialista tem fácil acesso aos exames de imagem, procedimentos e histórico completo do paciente, podendo ele mesmo agendar um procedimento cirúrgico ou diagnóstico de acordo com as necessidades de cada paciente. Um exemplo dessa situação, são as técnicas de radioscopia que normalmente são usados para procedimentos como os bloqueios terapêuticos, mas que também desempenham grande papel no diagnóstico, por determinar, a partir da visualização da imagem da coluna, a estrutura que esteja causando a dor ao paciente e promover a melhora.

Hospital Dia para quem está em outro estado ou país

Pacientes que residam em outras cidades ou fora do país e vão ao Amato Hospital Dia apenas para cuidados médicos, conseguem realizar consultas, fazer exames, diagnósticos e até realizar procedimentos cirúrgicos, de forma mais ágil. Isso porque, dentro do Amato Hospital Dia, o paciente pode realizar, além das consultas, os procedimentos minimamente invasivos, que promovem rápida recuperação, pois o paciente fica apenas algumas horas no hospital e pode voltar para sua cidade de origem, com um tratamento eficaz e em pouco tempo. 

Mais proximidade, menor burocracia

O grande diferencial de um Hospital Dia, com núcleo especializado em coluna, é ter à disposição um centro cirúrgico de ponta para realização de procedimentos, principalmente de técnicas minimamente invasivas. Quando o paciente tem indicação de um procedimento cirúrgico, a realização da intervenção está a poucos metros da sala de atendimento, sem ser preciso agendar salas cirúrgicas em hospitais gerais, o que acarretaria mais tempo de espera ao paciente. Além disso, o médico cirurgião consegue fazer o melhor acompanhamento antes e depois da cirurgia, promovendo ao paciente maior conforto e segurança ao passar as orientações que ele deverá seguir.

Toda equipe é especializada

Todo procedimento cirúrgico exige cuidados específicos e estar em um Hospital Dia, onde a equipe está habituada e treinada com as técnicas e procedimentos minimamente invasivos, garante agilidade e bem-estar ao paciente. Os cuidados pós-operatórios são melhor administrados, pois a presença de uma equipe de enfermagem com formação técnica em coluna vertebral e neurocirurgia vão assegurar que todas orientações e recomendações para melhor recuperação da cirurgia de coluna sejam seguidas à risca. 

Mais segurança no controle de infecção hospitalar

As infecções hospitalares são causadas por microrganismos em circulação no ambiente tanto hospitalar como doméstico. A circulação de bactérias e vermes hospitalares são muito comuns em alas de pós-operatórios de hospitais gerais ou Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), tanto por não haver espaços suficientes para a recuperação de pacientes ou mesmo pela alta circulação de pessoas infectadas atendidas. 

Segundo a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), no Brasil, de 5% a 15% dos pacientes internados contraem algum tipo de infecção hospitalar. As vantagens de passar por um tratamento no Hospital Dia é o menor tempo de internação possível, a menor movimentação de funcionários e pacientes de outras alas, inclusive aqueles que apresentam quadro clínico infecciosos e equipes mais preparadas. 

A taxa de infecção hospitalar do Amato Hospital Dia, por exemplo, é zero. Tudo isso, devido a atenção a todos os detalhes, menor tempo de internação e total ausência de pessoas e pacientes que apresentem quadro clínico infeccioso.

Amato Hospital Dia 

O Amato Hospital Dia possui estrutura para diversos e significativos procedimentos de coluna. Desde de 2015, conta com uma sala cirúrgica projetada exatamente para as cirurgias endoscópicas da coluna, que são destinadas a tratamentos como hérnias de disco, estenoses, cistos facetários,  entre outras doenças degenerativas e adquiridas em diversas áreas da coluna cervical, torácica, lombar e sacral.

Por Redação
Por Redação
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579 Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.