Cirurgia Endovascular
17 de setembro de 2013
Quando consultar o neurocirurgião?
14 de junho de 2015

Também chamado de hipertensão intracraniana benigna ou hipertensão intracraniana idiopática, é uma doença que causa principalmente dor de cabeça e alteração visual. O diagnóstico é feito ao determinar a pressão intracraniana elevada e edema no nervo óptico, após descartar outras doenças com estas características, como por exemplo, tumores cerebraishidrocefalia, infecções (meningite), encefalopatia hipertensiva e trombose de seio venoso dural. É uma causa evitável de cegueira, por isso, o diagnóstico precoce é importante.

O problema é mais frequente em mulheres obesas e jovens, especialmente, após o uso de alguns medicamentos. A causa não é totalmente compreendida, pode melhorar espontaneamente e retornar sem explicação. Os exames de imagem do crânio são importantes para afastar a possibilidade de outras doenças, e o diagnóstico é confirmado pela medida da pressão do líquor através de punção lombar e pela avaliação oftalmológica. O tratamento clínico, inclui além do uso de medicamentos específicos, perda de peso, suspensão de alguns medicamentos, restrição de sal e líquidos, entre outras medidas. O tratamento cirúrgico é indicado quando o tratamento clínico não funciona ou quando a perda visual é progressiva, nesse caso diversas formas de derivação liquórica podem ser utilizadas.

Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Dr. Marcelo Amato - CRM: 116.579
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), orientado pelo Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); Especialista em Cirurgia de Coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB); Linha de Pesquisa em Cirurgia Endoscópica da Coluna desde 2013 pela FMRP-USP com diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente; elaboração de aulas e cursos nacionais e internacionais sobre Endoscopia de Coluna, e realização de consultorias em todo território nacional ; Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP); Diretor do Amato - Hospital Dia;

4 Comments

  1. Lucimeire disse:

    Boa noite!
    Preciso de um especialista em Pseudo tumor neuro gg4 na cidade de Goiânia pois meu neto de 16 anos apresenta esta doença já a mais de 2 anos, caso raro como os médicos mesmo disseram, pois não tem casos de jovens com este problema, inclusive ele já esteve internado no Hospital Neurologico de Goiânia, devido a crise, e foi aí que descobrimos que ele apresentava este problema, precisamos de um médico que saiba mais sobre está doença, pois a maioria nunca tratou ninguém com isto, principalmente um jovem de 16 anos, por favor me ajudem…

  2. Jéssica de Lima Souza disse:

    Olá boa tarde!
    Preciso de um especialista em pseudo tumor cerebral ( hipertensão intacraniana diopatico) que atende em campinas sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pseudotumor Cerebral
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Politica de Privacidade.
Leia mais